terça-feira, 20 de março de 2012

Livro do Mês

Cruz de Portugal
José Gonçalves
Saída de Emergência, 2007

«Quase todas as tardes conseguíamos estar juntos, nem que fosse por um bocadinho (…). Beijar era fácil, falar era mais complicado. Os meus problemas com o entendimento feminino sobre as coisas da vida iam no entanto desaparecendo. Ao fim de algumas semanas de convívio com a Catarina convenci-me de que, amenos que fosse alguém com a cabeça fora do lugar, era possível falar com uma mulher quase como se estivéssemos a falar com um homem. Ressalvando os assuntos da conversa, que tinham pouco em comum, a linguagem era muito semelhante. Elas riem-se das mesmas coisas, embora de forma mais discreta, e surpreendem-se como nós. Ficam tristes pelas mesmas razões que nós e pelas mesmas razões que nós se enchem de felicidade. Sabem ficar em silêncio quando o amor transborda e sabem fechar os olhos quando o que está cá dentro é mais importante que tudo o resto.
(…)
Quase sem se dar por isso, estalou a guerra.
A Europa entrou em guerra e tudo à minha volta começou a mudar. Sem que eu conseguisse perceber como nem porquê.
O grupo do Instituto deixou de falar das coisas boas da vida para começar a falar exclusivamente de política. Foi como se o tempo que tinha ficado para trás nunca tivesse existido. Esquecemos as mulheres e os serões alegres no Teotónio, o vinho tornou-se amargo, a sortuda deixou de ser a mulher mais bela do planeta (descobrimos que era monárquica).»

A vida nos primeiros tempos da República é aqui contada como um romance. Uma vez entrados na pele do personagem, cuja história pessoal acorda com a alvorada do 5 de Outubro na Rotunda e termina nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, vivemos na primeira pessoa os tempos loucos e exaltados do início do Século XX em Portugal.
É uma leitura que não exige esforço por parte do leitor e que nos surpreende pela capacidade de nos fazer visualizar os cenários e as personagens retratadas.
José Gonçalves, o autor, é professor de história. É co-autor da novela gráfica Amanhecer na Rotunda (Saída de Emergência, 2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário

As instalações BE

A nossa Biblioteca