quinta-feira, 11 de abril de 2013

Livro do mês - Abril 2013 - Uma noite não são dias



Livro do Mês
Abril de 2013
Uma noite não são dias
Autor: Mário Zambujal
Referência: 2011, Editora Planeta, Lisboa
Páginas: 384




Foto de Mário Zambujal, 2012 – fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Zambujal
Em Uma noite não são dias somos transportados a um retrato possível do mundo na segunda metade do século XXI. Ficção científica com humor? História burlesca alternativa? Fábula para adultos? Profecia de uma vida confortável e sem rumo?...
Como acontece em outras obras de fantasia, os mundos imaginários são um projeção da realidade em que vivemos, um extracto concentrado dos problemas e das dúvidas que vivemos no quotidiano. Os personagens da fantasia são transposições das pessoas dos nossos mundos. Colocando-os em situações mais ou menos diferentes, os autores mostram-nos faces de nós mesmos que nem sempre gostamos de encarar, riem-se do teatro que montamos para nós próprios e no qual chegamos a creditar — terá havido alguma época em que as pessoas não falavam mal umas das outras? Até que ponto é inaceitável um casamento com três cônjuges? Ainda alguém se espanta por haver senhores muito ricos que enganam os outros para ficarem ainda mais ricos?...

Excerto:
«— Olá,Grace.
»São os vizinhos do quadragésimo oitavo, apartamento LN. Três: o advogado Túlio Carolino e suas mulheres, Silvana Lutécia.
»Tornaram-se banais, neste novos tempos, as ligações a três. E se Túlio tem duas parceiras, dona Teodorina, moradora em frente, dispõe de uma dupla de prestáveis maridos. Correm rumores de que os sova com um cinto cravejado de caricas de cerveja mas não é certo. Estranhamente, nestes meados do século XXI, Portugal transformou-se num lugar de boatos e maledicência. Os mais velhos dizem ter saudades das épocas em que ninguém dizia mal de alguém. Agora é o que se vê (…) Uns dias antes comentava-se que a ministra dos Cofres do Estado passava demasiados fins-de-semana em Xangai. Com quem? — era a maldosa interrogação. Nem tudo, porém, são notícias de fediver. Um naipe de banqueiros, gente de primeira fila social, é acusado de depósitos excessivos nas suas próprias contas e senhores de fortunas gordas vêm os seus nomes badalados pela suspeita menor de golpearem o fisco.»

Mário Zambujal fez carreira como jornalista, tendo trabalhado em vários jornais famosos no seu tempo: O Século, Se7e, Tal & Qual, e 24 horas. Para além destes, trabalhou no Record, no Diário de Notícias, na Rádio Comercial e na RTP.
Em 1980 publicou Crónica dos bons malandros, a primeira das suas, até agora, onze obras de ficção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As instalações BE

A nossa Biblioteca