segunda-feira, 6 de maio de 2013

Livro do Mês - Maio



Livro do Mês
Maio de 2013


O sorriso de Mona Lisa

Autor: Pedro Teixeira Neves
Referência: 2008, Editora Deriva, Porto
              Páginas: 125


O sorriso de Mona Lisa é um livro de contos que se organizam em redor de dois grandes temas: as artes plásticas, que nos enchem de espanto, e a sociedade, cheia de cicatrizes.
Cada conto é um pequeno mundo em que, subitamente, caímos. A ação é-nos servida muito concentrada. O sabor de cada gesto e de cada palavra é intensificado. É difícil atravessar o campo de minas dos significados explícitos ou implícitos sem detonar algum. O universo, condensado no exíguo espaço de poucas páginas, destabilizado pela ironia, espera o momento do seu big bang.



Excerto:
«Há quem se queixe. Há quem saia para a rua fazendo desfilar a sua indignação ante a injustiça que é estarem a tirar-lhes os empregos. É fácil apontar o dedo. Quando as culpas não são de Bruxelas, são do outro. O Outro, esses, o emigrante, o clandestino, os e negros e os árabes que nos vêm roubar os empregos. Matam-se nas terras deles e depois vêm para cá pôr tudo de pantanas, ameaçar a nossa santa e cristã terrinha. Há quem esqueça, há também quem esqueça os séculos de exploração a que aqueles que agora apontam os dedos submeteram e condenaram os antepassados desses emigrantes. Há quem tenha a memória curta, demasiado curta (…).» (p.102)




Pedro Teixeira Neves nasceu em 1969, em Lisboa.
Cursou Relações Internacionais. Jornalista desde 1994, passou pelo «Semanário», revista «Arte Ibérica», «Agenda Cultural de Lisboa» e revista «Magazine Artes», publicação que fundou e dirigiu desde 2001 até 2008.
Desde sempre, nessas publicações, tem escrito sobre livros. No campo da Literatura, e enquanto autor, publicou o romance Uma Visita a Bosch (Temas e Debates), o livro de poesia Chiasco (Quasi Edições), os livros infantis Histórias Tais, Animais e Outras Mais e Histórias de Patente, com Tenente e Outra Gente (Caminho), o livro de contos O Sorriso de Mona Lisa (Deriva) e o livro juvenil Amor de Perdição (adaptação do título homónimo de Camilo Castelo Branco — Quasi Edições).
Alimenta o blog http://pedroteixeiraneves.wordpress.com
Fonte da nota biográfica: http://www.pnetliteratura.pt/membro.asp?id=12
Foto: http://derivadaspalavras.blogspot.pt/2010/06/asclepio-o-cacador-de-eclipses-pedro.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

As instalações BE

A nossa Biblioteca