terça-feira, 17 de abril de 2012

Livro do Mês - Abril


José Saramago — Clarabóia

“Em todas as almas, como em todas as casas, além da fachada, há um interior escondido”
Raul Brandão (citado em epígrafe)

“É a história de um prédio com seis inquilinos sucessivamente envolvidos um enredo. Acho que o livro não está mal construído. Enfim, é u livro também ingénuo, mas que, tanto quanto me recordo, tem coisas que já têm que ver com o meu modo de ser.”
José Saramago, sobre Claboia
   
Claraboia é um romance preocupado em compreender as pessoas. Fala delas com ternura e aceita-as com toda a sua agridoce humanidade, sem grandes juízos de valor acerca dos seus pecadilhos e das suas fraquezas. Um insistente tom realista ressoa no interesse que mostra pelas pessoas humildes, as pessoas que sobrevivem do seu trabalho e tentam ser o melhor que podem.
Grandes partes do texto movimentam-se rapidamente, descrevendo as ações das personagens; os diálogos têm uma grande importância na narrativa; esta desenrola-se em histórias paralelas e em cenas e planos que se sucedem rapidamente, resultando, por vezes, num texto gráfico, a que assistimos como um filme.
Terminada em Janeiro de 1953, Claraboia é o segundo romance de Saramago. Nele não reconhecemos facilmente o Saramago de Memorial do Convento ou de O Evangelho segundo Jesus Cristo, mas trata-se de uma boa obra de um escritor promissor. É pena não ter sido publicada mais cedo.

Recomendamos:
 josesaramago.org (fundação José Saramago)

Sem comentários:

Enviar um comentário

As instalações BE

A nossa Biblioteca